sexta-feira, 19 de junho de 2009

"O tempo que se vai não torna mais e, se torna, não tornam as idades"...



Que me quereis, perpétuas saudades?
Com que esperanças ainda me enganais?

Que o tempo que se vai não torna mais,

E, se torna, não tornam as idades.


Rezão é já, ó anos! Que vos vades,

Porque estes tão ligeiros que passais,

Nem todos pera um gosto são iguais,

Nem sempre são conformes as vontades.


Aquilo a que já quis é tão mudado,
Que sempre quase é outra coisa; porque os dias

Tem o primeiro gosto já danado.


Esperanças de novas alegrias

Já não deixa a Fortuna, o Tempo irado,
Que do contentamento são espias.


Luiz de Camões


Não falarei da saudade... Ou falarei? Vejamos o que nos trarão os instantes seguintes...
Hoje resolvi falar a respeito do tempo, se é que conseguirei, por se tratar de assunto tão complexo. Mas... Vamos lá, porque o tempo está passando!!!
Camões, como sempre magistral! Almas como essas são poucas no mundo!!!
Eu costumo dizer que somos seres que, tamanha a insignificância, estamos presos no tempo.
Meu sobrinho mais novo, com cinco aninhos um dia me perguntou: "Tia, hoje é sempre amanhã?"
Gente, que profundo!!! E o que mais me impressionou foi a pergunta que se seguiu: "Então, estamos sempre presos no amanhã?"
Sim... Também, pequeno Davi... Mas, eu gosto de pensar que estamos presos no hoje, que já foi ontem e que será amanhã...
E não pensemos que tudo quanto há é eterno... Nada acaba. Em algum lugar ele fica, nem que seja na lembrança de alguém.
Piaf cantou uma música que amo. Chama-se "Non, je ne regrette rien" - "Não, eu não lamento nada". Linda canção!!!
Acontece que em uma parte da música ela diz que o passado está varrido, lavado e esquecido. Sim... Pode até ser que em sua mente isto tudo tenha passado, na mente e no coração - o que acho difícil -, mas, o fato é que tudo aconteceu um dia, e terá consequências... Ainda que elas sejam apenas um incômodo, preso no tempo que se foi.
Então, aquilo que fazemos não se apaga simplesmente porque desejamos. Cada ato, cada palavra, cada pensamento existe e se torna um fato. Mesmo que preso em sua mente e não saia dos seus neurônios, uma dia foi um impulso elétrico que fez suas células e seus hormônios entrarem em ação, a fim de produzir uma reflexão ou uma vontade... Foi físico!!!
Se você faz, há implicações, se não faz, também.
Por que não aproveitamos melhor o tempo que nos é dado, e que é tão fugaz? Pois tudo vai embora, e a vida passa tão depressa!!! As pessoas vem e vão, deixando seus rastros em nossas vidas, causando-nos alegrias e dores, estamos nelas e elas em nós, e simplesmente nos esquecemos de quão importante é olhar para tudo com a devida atenção, deixamos de lado os pequenos detalhes que fazem grandes diferenças em nós.
O tempo é imaterial, mas pode ser a matéria de muitas coisas: Do esquecimento, do entendimento, da alegria ... Mas é, sobretudo, da saudade. Porque tudo quanto se passa deixa saudade. Mesmo que você queira esquecer, traz tal sentimento, porém, pode se perder debaixo da poeira do tempo...
Ele é implacável em seus intentos... Sejam eles quais forem.
Portanto, eu o conclamo a pensar também no tempo... Garanto-lhes Não será perda de tempo!!! Será, sim, ganho, porque você aprenderá a contar seus dias com o passar deles, e não a contabilizá-los quando eles já forem muitos... Para que não fique com aquela sensação de que o tempo passou e você não viu.
Por isto mesmo é que o salmista disse: "Ensina-nos a contar os nossos dias, a fim de que alcancemos coração sábio".
Aprenda com os seus erros, analise o tempo que passou... Não o tome por perdido, caso não tenha sido como você planejou. Pense que foram questões de uma prova que você errou. Agora, é tempo de revisar a matéria para não errar mais. E, se você errar novamente, veja que lhe foi dado o dia de hoje para fazer do modo certo.
Estou convencida de que podemos ter mais uma chance...
Apesar de o tempo passar e apesar de ser implacável, nunca é tarde para aprender, porquanto o tempo nos é uma dádiva...
Mas, ele não lhe esperará para que você possa fazer isto ou aquilo antes de viver o tempo que lhe foi dado... Ele passará... Certamente!!!

Boa sexta para vocês, com o desejo de que tudo quanto faça, fale ou pense, seja muito bem aproveitado!!!

Nenhum comentário:

"Eu sou o mesmo livro, podes ler"...

Mudou – Taiguara “Mudou! Mudou o tempo e o que eu sonhei pra nós Mudou a Vida, o vento e a minha voz, Mudou a rua em que eu te conheci. ...