quarta-feira, 17 de junho de 2009

No princípio, um pensamento que se tornou verbo...


"...Toda ação principia mesmo é por uma palavra pensada."
Guimarães Rosa - Grande Sertão: Veredas.

Eu acredito nisto, acredito, acredito e acredito!!! Quando fico pensando em tudo o que me é dito, em tudo o que me é feito, assim como em tudo o que digo e tudo o que faço, reflito a respeito de como tudo começou. O princípio de tudo.

Muitas vezes lembro-me do que Cristo disse quando se referia ao adultério. Ele disse que bastaria a alguém olhar para o outro com desejo de ter aquela pessoa e estaria pecando.
Porque Ele, detentor de toda a Sabedoria, sabia que tudo nasce no campo das ideias!

Como nossa mente é prodigiosa!
Ela é capaz de muitas coisas. Quando você pensa, não é necessário executar para que aquilo que pensou exista.

Aquele "ato" é uma semente esperando para germinar. Para se tornar árvore, para dar frutos. Nenhuma ação começa pela simples ação. Ela tem um pensamento que a cria, que a forma, que a gera.
No bojo dos pensamentos está a forma de tudo.

As verdades, as mentiras, os atos, as palavras. A ação é somente a manifestação física de algo que se materializou em gestos, em verbo.
Assim que fico pensando nessas criaturas que dizem: "Não foi de propósito"! "Não foi bem assim"! Estou certa, hoje, analisando fatos, pensando em mim mesma, que nem sempre é assim...

Você pensou, você fez, você faz alguém sofrer ou se alegrar, e você sofrerá as consequências de seus atos...
E, nossa!!! Tudo não passou de um pensamento um dia... Você pode não ter tido a intenção de magoar... Mas, se tivesse pensado mais, poderia não ter magoado. Você pode ter tido a intenção de fazer feliz e, talvez, se tivesse pensado mais, não tivesse proporcionado tanta alegria.

Um paradoxo, sem dúvida... O que tenho a dizer a respeito dele é que se é para magoar, pense mais, se é para fazer alguém feliz, não pense tanto... Deixe que a ideia jorre como uma enxurrada de ações delicadas, gentis, amáveis, alegres...

Mas, pense no que pensa antes de tornar uma sombra em uma montanha! Você verá como é maravilhoso ver como os pensamentos são elos de uma corrente... Um se ata ao outro e se torna cada vez mais forte.


Já parou para analisar como aquilo em que você refletiu agora surgiu em sua mente? Por que justamente isto foi pensado? Como aquele pensamento inicial se tornou no que está pensando agora?


Eu lhes convido, amigos queridos, a parar à beira do lago imenso que é o seu ser.... Neste Universo poderoso de milhares de estrelas que reluzem em seu olhar por aquilo que ainda está em seu pensamento esperando para sair e iluminar um ato, um gesto, uma palavra...
Estou certa de que, daqui para frente, seu modo de pensar será muito mais aprazível... E muito mais sensato!!!

Tudo, absolutamente tudo está em um pensamento. O escultor pensa sua obra e, em sua mente, já estão prontos todos os aspectos de sua escultura. O pedaço de mármore e o bronze, na mente do artista, já contém a estátua. Sua ação somente a libertará de suas duas prisões: A etérea - o pensamento -, e a pétrea - a matéria que a formará.

Assim é também como pintor, que já viu todas as cores da paisagem, e com o escritor que já "viu" todas as palavras... Ou com o perfumista, que já sentiu o perfume...
E com você, que leu, só por pensar que, aqui, poderia ver um pouco mais de mim, ou de si mesmo, ou só por simples curiosidade...

Seja o que for... Foi um pensamento e, agora, é você aí, lendo um pouco mais... De mim!!!

Abraços afetuosos que nasceram no meu pensamento... E eu penso que são muito bons!!!

2 comentários:

Anônimo disse...

Sempre com grande propriedade você aborda os assuntos... Os seus pensamentos sobre o "pensar"... Muito interessante, Gabrielle... Poucos têm a noção do poder que os pensamentos têm sobre as suas vidas. Complementando as suas referências de Jesus, foi nesse sentido que Ele pronunciou o "orai e vigiai", orientando-nos da importância de uma boa sintonia mental e afastar-nos das más inclinações. Sim, o pensamento é o início de tudo... É a origem do desejo... Do desejo nasce a vontade... Da vontade inicia-se as nossas ações... E das ações construímos o nosso destino.
Um grande abraço! E excelentes pensamentos... Sempre!!! Paulo

LUIZ ANTONIO disse...

Quê profusão de palavras e sentimentos, hein! Entrei agora apenas para apreciar. Mas vou tirar um tempo para ler seus textos. Bjs! Luiz