terça-feira, 9 de junho de 2009

Como assim???


"Viva o amanhã"!

... Este é o slogan da famosa marca de cosméticos Avon. Sabe, estive pensando a respeito dela e de como passei o fim de semana... Naquilo que disse, no que fiz, e cheguei à conclusão de que estou um pouco "hedonista".
Para quem não se recorda, o Hedonismo prega a busca do prazer, ou da felicidade imediata. O apóstolo Paulo o critica, em sua primeira carta aos Coríntios, quando fala da vida eterna em Cristo, demonstrando que as coisas não se acabam por aqui, e podem, porém, ter consequências eternas.
Então, não é bem assim que se deve dizer: "Comamos e bebamos, porque amanhã morreremos".
Bom, mas eu gostaria de falar a respeito de algo mais raso... Não tratarei das asseverações a respeito do fato de utilizarem a crença de que não há uma vida eterna de modo vão e inútil...
Um pouco menos profundo, eu sei, todavia não menos importante, é o fato de termos de viver o hoje!!! Afinal, ele é mais importante do que o amanhã e o ontem... Sem o presente, o passado e o futuro não existiriam.

Guimarães Rosa, em seu magnífico livro Grande Sertão: Veredas, diz o seguinte: "Viver, não é? É muito perigoso, porque ainda não se sabe"!
Que simples verdade! Ainda não sabemos o que se passará para que nos preocupemos... Ou será que é isto que nos preocupa?
Bom, eu sei que é extremamente natural nos preocuparmos como o que faremos, com o que vestiremos, com o que comeremos... Fazemos questão de planejarmos absolutamente tudo... De fato, vivemos o amanhã! Dormimos para acordarmos na manhã seguinte, comemos para termos força para viver depois, compramos roupas para não sentirmos frio no próximo inverno.
E isto nos angustia, e nos angustia cada dia mais... Vivemos para planejar... Trabalhamos planejando o futuro que PODE SER que viveremos...
Isto não é maluco? Tenho recebido inúmeras mensagens que relatam a experiência de pessoas que se acham com doenças fatais... E todas elas dizem a mesma coisa: Vou tratar de viver o dia de hoje!!!
Cheguei a esta conclusão sem ter de passar por uma doença fatal: Viverei o dia de hoje!!! Claro que isto não significa que não me preocuparei com o futuro, ou que simplesmente sairei por aí fazendo coisas absurdas porque simplesmente decidi ser feliz. Não é isto!!!
Entretanto, depois de viver tantas desilusões, depois de esperar tanto pelos momentos perfeitos, pela casa perfeita, pela pessoa certa, decidi que não deixarei de viver certos prazeres por esperar...

Decidi usar o enxoval que ficou guardado, esperando que um dia eu tivesse a casa ideal, a cama certa, a ocasião certa... Meus lindos lençóis de linho bordados à mão saíram do armário!!! Juntamente com a vida que ficava para amanhã...
Não sem os devidos protestos de minha genitora amada, que ficou abismada com o fato de eu dizer a ela que poderia não haver um próximo casamento...
Não! Não deixarei mais para depois. A pessoa mais importante sou eu!!! Se eu não gostar de usar, se eu não gostar do que vejo, sei lá quem gostará!!! E vai saber o que está lá, no segundo seguinte, no próximo metro... A vida pode não acontecer!!! Pode acabar. E quem usará meus pertences???? Sim! Porque eles ficarão!!! E, se eu for, certamente, não serei eu quem os usará.
Pois, vou dizer, não deixarei para usar aquela roupa de que gosto porque vou andar de ônibus por aí, porque daqui a pouco tenho de vestir o uniforme!!! Não!!! A ocasião especial é agora. E sempre!!!
Seguirei sonhando, claro!!! Com o futuro, óbvio... Mas, "Viver o amanhã"???? Como assim????????? Nem pensar!!!
Viverei agora, hoje, pelo menos até daqui a pouco!!! Pode ser????

Boa terça!!! Carpe Diem!!!

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá Gabrielle, boa tarde!
Meu comentário não é sobre poesia, também não sou poeta, sou mais do género, curioso! Gosto de ler.
Foi essa curiosidade que me trouxe até seu blog, e gostei do que li. Parece ser fácil para você escrever, o que torna também fácil ter a sua atenção. Sou admirador de um grande homem de letras, sempre que estou com ele, fico como enfeitiçado ouvindo seus discursos. Concerteza, já ouviu falar de João Ferreira ou (JAN MUÁ), é deste grande homem a que me refiro. Já agora!!!
Eu sou de Portugal, entrarei no seu blog sempre que puder, continue escrevendo, irei gostar concerteza de suas palavras.
Tudo de bom para você.

Anônimo disse...

As suas atitudes positivas mostram a sua força interior. Você está corretíssima em aproveitar AGORA tudo o que há de melhor em você e na sua vida. Todos os momentos na vida são relevantes, mas o PRESENTE é o mais importante: é o resultado do que você se tornou com as experiências do passado e o ponto determinante das mudanças que você quer para o seu futuro. Portanto, VIVA INTENSAMENTE O PRESENTE! Bjos.

PS.: Bem apropriado você falar de AVON... Você está tão linda nessa foto que parece modelo da AVON... Rs rs

"Eu sou o mesmo livro, podes ler"...

Mudou – Taiguara “Mudou! Mudou o tempo e o que eu sonhei pra nós Mudou a Vida, o vento e a minha voz, Mudou a rua em que eu te conheci. ...