quarta-feira, 3 de junho de 2009

Novamente... Amor!!!


Vós que, dos olhos suaves e serenos,
com justa causa a vida cativais,
e que o outros cuidados condenai
por indevidos, baixos e pequenos;

se ainda do Amor domésticos venenos
nunca provastes, quero que saibais
que é tanto mais o amor despois que amais,
quanto mais as causas de ser menos.

E não cuide ninguém que algum defeito,
quando na cousa amada s'apresenta,
possa deminuir o amor perfeito;

antes o dobra mais; e se atormenta,
pouco e pouco o desculpa o brando peito,
que Amor com seus contrários s'acrescenta.

Luiz Vaz de Camões

Caramba!!! O que comentar??????
Tenho tantas coisas a dizer a respeito do amor... Hoje mesmo alguém me reclamava muito de seu parceiro... Então e lhe disse que não sabia como eles, que estavam juntos a tanto tempo, não se amavam exatamente como eram... Porque um reclamava de lá e o outro de cá, cada um alegando suas razões.
Bom, quando eu falei isto, esta pessoa me disse prontamente: "Mas eu o amo exatamente como ele é, ele é que não me aceita como eu sou"!!!
A maioria das pessoas tem justamente esta resposta na ponta da língua nessas situações. Assim que, na verdade, estão todos afogados no Lago de Narciso e vivendo tal e qual o elefantinho da pequenina fábula de Mário Quintana...
Olha, eu só quero dizer o seguinte: É muito bom amar, mas não é fácil!!! É terrível!!! Hehehehehe!!! Mas é extremamente compensador...
Gente, raciocinemos: Homens e mulheres tem naturezas opostas!!! E, como se não bastasse, são pessoas que vem de realidades distintas, com educações, hábitos, vivências totalmente diversas...
E somos criados para vermos apenas a nós mesmos... A resolver nós mesmos nossos problemas, a viver as nossas próprias vidas. Nada mais.
Isto não quer dizer que seja impossível amar alguém da forma que ele se apresenta a você. E digo mais: É maravilhoso!!!
Como é divino descobrir que o outro é apenas ele mesmo, não uma extensão de você!!! Ele tem seus problemas, ele tem suas dificuldades, mas é a pessoa a quem você ama!!! E a simples visão dele pode alegrar todo o seu dia...
Não quero dizer que você deva se anular... Estou dizendo que você deve amar alguém, que não você mesmo, e aprender a mergulhar na vida de outro ser...
Olha, quando você aprender a "ignorar" a si mesmo, e a amar, de fato, será tão maravilhoso!!! Você ama mais ainda a pessoa porque ela é como é... E passa a entender que seus "defeitos" são apenas dificuldades, ou ainda, são qualidades que faltam em você... E assim, o "Amor com seus contrários s'acrescenta".

Nenhum comentário:

"Eu sou o mesmo livro, podes ler"...

Mudou – Taiguara “Mudou! Mudou o tempo e o que eu sonhei pra nós Mudou a Vida, o vento e a minha voz, Mudou a rua em que eu te conheci. ...