segunda-feira, 20 de julho de 2009

Dia do Amigo!


"Amizade dada é amor".
Guimarães Rosa - Grande Sertão: Veredas.


No dia 25 de maio eu escrevi um texto em que eu falava a respeito do Par Perfeito. Era um texto a respeito do amor. Falava do amor entre homem e mulher, porém, mais do que isto, falava sobre amizade...
Hojé o o Dia do Amigo. E, quanto mais eu penso a respeito do amor, mais eu me convenço de que a amizade é uma das mais curiosas formas de amor que existe.
Ele tem muitas faces. Pode, inclusive, ser ódio - o avesso do avesso.
Os amigos nascem de muitos lugares. São a família que escolhemos.
Quando são verdadeiros, simplesmente tornam-se nossos irmãos. Muitas vezes são mais do que nossos irmãos.
Durante nossas vidas encontraremos poucos desses e, ao final de nossa jornada, talvez apenas um reste para ajudar-nos a carregar os nossos pesos e nós os dele.
Pode ser que este amigo seja também aquela pessoa que será também o Amor de nossa vida e nosso Companheiro de Existência. Ah, se isto acontece, que maravilhoso é!!!
Mas é tão bom quando achamos um amigo fora desse vínculo eterno!!! Então, teremos dois amigos, não um!!!
Porque é essa pessoa que nos ouvirá quando nosso Companheiro nos irritar, quando for um baita de um @*#$&#*$&@#$*&@$, ou quando fizer "aquela" surpresa...
É aquela pessoa da qual sentiremos falta no dia em que se for...
E, quando fizermos a maior besteira da nossa vida, esse amigo estará lá. Vai dar aquela bronca, mas não sairá de junto de você. E, quando você quebrar ela juntará os seus caquinhos. E vai ajudar a colar.
Porém, nunca, jamais em tempo algum deixará de lhe dizer a verdade só porque dói. Antes, quando lhe disser ainda falará: "É isso mesmo, não adianta não querer ouvir porque eu vou falar!", enxugando suas lágrimas vai lhe dar um abraço apertado e colocar você no colo para continuar chorando...
Gibran disse em seu lindo livro O Profeta que nosso amigo, mesmo longe, continua a ouvir o nosso coração. E é verdade.
Seu amigo verdadeiro pode estar longe, bem longe. Mesmo assim, você saberá que ele está ali. Porque é parte de você. E podemos ficar muuuuuuuito tempo sem nos vermos. Quando nos encontramos novamente parece até que foi ontem que nos falamos... De tanto que tagarelamos sem parar!!!
Digam a verdade: Amigo é tudo de bom... Desde que seja amigo de verdade!!!

Feliz Dia do Amigo a vocês a quem posso chamar de amigo(a) - irmão(ã).
Com todo o amor que dei de presente... E que ganhei também!!!

Um comentário:

Elisa A. disse...

Linda, linda. Parabéns, minha-mais-nova-amiga. Um beijo no coração.
Que esse dia seja repleto de alegrias. Fique com Jesus...